Queimada provoca incêndio em Outeiro Grande

10-03-2012 23:25

        Na manhã de sábado, dia 10 de Março de 2012, as populações das aldeias de Outeiro Grande e Outeiro Pequeno foram surpreendidas com um incêndio que deflagrava no sítio de Casal de São João e Mouchões. Este incêndio teve origem numa queimada que um senhor residente em Pousos realizava junto à Fonte Nova (Outeiro Grande), na sua propriedade. Devido ao clima quente que se fazia sentir e também alguma abundância de vento, não foi possível controlar de imediato o incêndio, sendo necessário a colaboração dos bombeiros. No combate ao incêndio tiveram envolvidas cerca de 10 viaturas das corporações de bombeiro de Torres Novas, Tomar e Minde. Esteve também presente no local a GNR de Torres Novas.

        A principal preocupação dos bombeiros ao chegar ao local foi proteger as habitações que se encontravam perto do sítio de Casal de São João onde o fogo deflagrava, tendo principal importância um campo de ténis e uma habitação aí situada.

        O fogo consumiu alguns hectares de terreno com vegetação seca, canas e árvores, essencialmente oliveiras. Ao início da tarde o incêndio já se encontrava extinto, tendo ficado durante toda a tarde alguns dos bombeiros sob vigília do local.

        Apesar de tudo, não passou de um susto, mas podia ter sido uma situação bastante constrangedora podendo ter deixado muitas habitações em perigo caso o vento tivesse soprado com maior intensidade.  

RO